Fotos: Souza Junior - Arte Gráfica: Luiz Fernando
Fazia um tempo que os meninos não vinham no trapiche. Não é a toa que aqui anda meio empoeirado, bagunçado, com teias de aranha. Mas não quer dizer que os Capitães deixaram morrer este lugar: estavam dando vida a outros lugares!
Para atualizar vocês, após a temporada abrigados no Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte, os Capitães continuaram buscando formas de sobrevivência. Pensando em outras estratégias de roubar atenções, e criarem formas de serem vistos. Tentaram muito. Fizeram de tudo um pouco para arrecadar estimas. Em sinais, feira, praça pública... Mas a invisibilidade insistia em prevalecer neles.
É tudo muito difícil para quem vive numa parcela subalterna da sociedade. Sem apoio para sustentar, sem tetos para oportunizar e portas fechadas para recebe-los.
Mas os Capitães do Asfalto carregam o espírito político de luta. Se adaptam a cruel realidade e modificam seus destinos: projetam estratégias de luta pela liberdade - esta que lhes foi roubada -. É desta forma que contaram com parceiros que criam espaços alternativos para levar esta realidade aos olhos da sociedade.
No dia 10 de Setembro, os Capitães do Asfalto estiveram no Distrito de Caldas na Mostra Caldas de Teatro Livre, dentro do evento Territorialidades e Cultura Popular - II Colóquio Nacional GT Deleuze 2015.
Foto: Verônica Leite
O céu estrelado foi teto para esta noite, no meio da rua de pedras, ao redor das casas dos moradores do Caldas, que receberam muito bem os meninos, e deram total apoio e atenção. Lugar lindo de clima aconchegante, que se tornou cenário e abraçou bem a reflexão trazida pelos Capitães.
Agora, os meninos seguem se preparando para um novo desafio: a Mostra de Espetáculos Trupe em Ação, realizada pelo grupo Trupe dos pensantes. Evento este totalmente independente, que também dará espaço para os Capitães mostrarem quem são.
A Mostra é composta por sete espetáculos referentes ao repertório do grupo Trupe dos Pensantes, que estará realizando este evento independente de teatro, que já está acontecendo durantes os fins de semana (sexta, sábado e domingo) do mês de Setembro e Outubro, numa ótima localidade da cidade do Crato. E conta com o apoio da sociedade São Vicente de Paulo que disponibilizou o espaço de sua sede para a realização do evento.
A mostra é totalmente independente. Se fazendo presente a intensa produção do grupo para a realização do evento e autonomia criativa: criando espaços alternativos para formação de plateia e trazendo o diálogo e reflexão ao povo através da arte.
0 comentários:
Postar um comentário